Deha Yoga

A cultura indiana vê o homem como um todo, parte integrante do todo, onde se expressam simuntâneamente diversas estruturas.

Visando uma melhor compreensão deste conceito, segue o mais antigo explícito modelo de hierarquia interior: os cinco “invólucros” (koshas).
Os cinco koshas (envolturas):
1 – ANNAMAYA KOSHA – CORPO FÍSICO
É a matéria, composta por músculos, ossos, órgãos, vísceras, etc., e que forma a manifestação mais densa do ser humano. Se alimenta do prána, através de sua forma mais densa: comida, água, ar, e que depende fundamentalmente dos pránas (ares internos) mais sutis pertencentes às demais envolturas do corpo.
Segundo a filosofia toda matéria está composta de 05 elementos (tattva):
Éter (akásha)
Fogo (agní)
Ar (váyu)
Água (ápas)
Terra (prithvi)
Os tattvas impregnam todo o Universo e o nosso corpo.

2 – PRANÁMAYA KOSHA – CORPO ENERGÉTICO
Esse é o correspondente sutil do corpo físico, que não é feito de matéria grosseira, mas de uma substância mais refinada, uma ENERGIA. A “anatomia” e a “fisiologia” dessa imagem supra física do corpo é denominada corpo astral, energético ou sutil.

Tornou-se o objeto de investigação intensa por parte dos yogues e por parte de diversas filosofias.

PRÁNA – É a substancia primordial de tudo o que existe e que adota distintas formas segundo sua qualidade ou frequência vibratória. O prána é a energia vital que impregna todo o Universo, uma força em constante movimento, que tem dois aspectos: o cósmico e o individual. O prána em seu aspecto cósmico é muito sutil e só é percebido em certos estados de consciência, mas o prána em seu aspecto individual se manisfesa de forma mais tangível. O prána está imerso na matéria, mas não é matéria, está imerso no ar, mas não é elemento químico. O ser humano capta a energia vital de diversas maneiras, sendo que a mais importante é o processo respiratório.

Então essa envoltura constitui seu ser vital e é uma réplica energética do corpo físico, ao qual dá vida e a sustenta. Essa envoltura consiste de um sistema complexo de correntes energéticas (NADÍS) perfeitamente organizadas e mapeadas. Com o conhecimento teórico, as práticas de Relaxamento, Yoga e Meditação pode-se perceber e dirigir e correntes.
Dentro do corpo o prána adota qualidades diferentes, segundo a envoltura que o alimenta e segundo as funções que realiza.

Do ponto de vista prático do Yoga é muito importante a inter-relação entre o prána e a mente, de forma que a modificação de um produz a flutuação do outro. No Yoga se governa a mente controlando o prána.

Essa “anatomia” psico-energética reside no corpo sutil e está composta pelas NADÍS e pelos CHAKRAS. As nadís são os canais psíquicos por onde circulam as energias internas e formam uma extensa rede que se interconecta por todo o corpo energético. Os chakras são os centros psíquicos.

Existe uma gama de literatura repleta de discrições dos “centros”- chakras e das “correntes” ou “canais” – nadís, que são as estruturas básicas do corpo sutil.

Sugestão de leitura:
Anatomia oculta: CHAKRAS (Kindle Unlimeted)
OS CHAKRAS (C. W. Leadbeater)

3 – MANOMAYA KOSHA – CORPO MENTAL
É constituído pelos cinco órgãos de percepção (jñanendriya): orelha, pele, olhos, língua e nariz; os cinco órgãos de ação (karmendriya): voz, mão, pé, órgão de excreção e os órgãos de geração (sexuais); e o pensamento (manas): a mente sensorial que percebe as mensagens dos sentidos. É também o lugar onde se localiza as emoções e os sentimentos.

Essa envoltura registra os fenômenos externos e internos e realiza a função do pensamento, trabalha com os dados armazenados que provém dos órgãos dos sentidos e com a informação armazenada na memória e se encarrega de transmitir as experiências e percepções do mundo exterior ao corpo psíquico, suas ordens põem em marcha as energias do corpo energético e essas se manifestam no corpo físico.

O corpo mental se alimenta das experiências do indivíduo.

4 – VIJÑAMAYA KOSHA – CORPO PSÍQUICO OU INTUITIVO
É a primeira densificação do Transcendente no homem (jivatamn), reflexo do conhecimento puro, o princípio discriminador, a inteligência que evolui, determina e decide. É também a sede do EGO (ahamkara), o princípio da individualidade que nos faz sentir separados e diferentes dos demais.
O corpo mental e o corpo psíquico são dois aspectos da mesma coisa.

5 – ANANDAMAYA KOSHA – CORPO CAUSAL
É o corpo da bem aventurança, aqui se transcende o conhecimento intuitivo e se experimenta a dimensão transcendental do ser humano.

Os cinco koshas formam uma unidade indivisível influenciando-se e interatuando como um todo. No processo de evolução o yoguin vai se aprofundando na experiência de seus koshas desde o mais denso até o mais sutil, de onde se produz a UNIÃO da consciência individual com a Consciência Cósmica ou SER UNIVERSAL.